de
ORIENTAÇÃO SEXUAL “GENTE QUE ESTÁ CRESCENDO”

Este Projeto foi elaborado á partir das necessidades, das “questões que foram surgindo em sala de aula, nas recreações, enfim nas movimentações e interações sociais , entre os alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais de uma Escola Pública do Distrito Federal, Escola Classe 13 de Planaltina _DF

Objetivos

Orientar, tirar dúvidas, redirecionar conhecimentos para que os alunos possam crescer manifestando a sexualidade de forma natural, prazerosa e saudável, sem que o processo de letramento seja prejudicado, neste período, tão importante para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento global.
Estratégias:
Após a “escuta” individual, duplas ou grupos, os alunos, principalmente os que estão

1ª – Oficinas - “Oficina dos Sentidos” – o prazer está no que toque, como está no que ouço, vejo, sinto o cheiro... e até no que imagino.




2ª -Oficina – Eu sou a Criança( ou adolescente) – Quem Eu Sou?(autoconhecimento)
3ª- Oficina – criança – jovem – adulto – idoso – fases da vida – Qual o Papel de Cada Um?






4ª- “- “Oficina – Dinâmica – “Regras e Limites” –” Coelhinho sai da Toca”


5ª- Oficina – Dinâmica – "Verdade ou Consequência"
Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.As perguntas são relacionadas aos temas da sexualidade.

6ª- oficina – Respeito ao Direito do Próximo – dinâmica e vídeo
Material:
Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro, as diferenças físicas, a maneira que cada um tem de ser.



Encerramento – “festinha”
Roteiro
1º - Auto Massagem e relaxamento
2º- Dinâmica
3º- Explosão de Ideias
4º - Conclusão
5º - Expressando através da arte – música, dança, modelagem, desenho livre, recorte de gravuras, montagens, poemas, dramatizações, de acordo com o tema.
Conclusão
Partindo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre o corpo humano, funções, higiene e saúde... os alunos que apresentavam conceitos e manifestações da sexualidade de forma inadequada apresentarão, após este projeto, um desenvolvimento da sexualidade de forma saudável, superando o mau desempenho da aprendizagem em sala de aula, resultantes do comportamento inadequados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores