“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Curso de Extensão em Transtornos Funcionais Específicos: DPAC e DISLEXIA

Curso de Extensão em Transtornos Funcionais Específicos: DPAC e DISLEXIA

A confirmação da data de início está sujeita ao fechamento da turma (número mínimo de alunos).
Clique aqui para fazer a sua inscrição - CAMPUS II

PROPOSTA DO CURSO
O Curso de Extensão em Transtornos Funcionais Específicos oferecido pelo UNIEURO
tem por objetivo refletir sobre aspectos importantes relacionados ao processo de escolarização dos estudantes. A proposta do curso torna-se diferenciada principalmente porque as reflexões partem de uma análise voltada para o interior da escola e não somente voltada para os estudantes, ou seja, são considerados os diversos aspectos, subjetivos, intersubjetivos, relacionais, históricos, políticos e sociais. Essa compreensão ampliada
permite que se dê um salto qualitativo nas intervenções, principalmente porque a análise está ancorada na Abordagem Histórico-Cultural, na teoria da Subjetividade e na abordagem das Competências.
Busca-se, portanto, contribuir com a formação de bons profissionais, por meio da educação continuada, oferecendo um curso que terá como ênfase a construção de conhecimentos teóricos que potencializam as intervenções e a elaboração de inúmeras estratégias que contribuem para uma atuação efetiva no contexto escolar.
PERÍODO:
Início previsto:13/4/12
Término previsto: 12/5/12
CARGA HORÁRIA:
60h/a
INVESTIMENTO:
R$ 180,00 - Alunos do Unieuro. R$ 198,00 Comunidade PODENDO SER PARCELADO EM ATÉ DUAS VEZES NO CARTÃO
OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver competências e habilidades para efetiva atuação junto aos alunos que são encaminhados com um suposto transtorno funcional específico, apropriando-se de conhecimentos teórico-metodológicos que permitam, após análise criteriosa, a adequada aplicação às diversas situações de dificuldades manifestadas pelos estudantes.
PÚBLICO ALVO:
Professores, Psicólogos , Fonoaudiólogos e Assistentes Sociais, ou de áreas afins, da Rede Pública ou Privada, que queiram apropriar-se dos fundamentos teóricos e práticos para atuar nos contextos escolares ou clínicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Tópico Especial: "Os Perigos da Medicalização do Aprender"
Prof.ª Dra. Albertina Mitjans Martinez
Tópico Especial :"As implicações da subjetividade no desenvolvimento das dificuldades escolares"
Prof. Dr. Fernando González Rey
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS: DPA
Práticas de Intervenção Pedagógica
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS: DISLEXIA
Práticas de Intervenção Pedagógica
COORDENAÇÃO:
Prof ª MSc Raquel de Alcântara Maragno Molina
Psicóloga. Mestra pela UNB. Professora do Unieuro. Coordenadora dos Cursos de Gestão Estratégica de Pessoas e Psicopedagogia Institucional Escolar do UNIEURO. Atua há 12 anos como Coordenadora do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação. Uma das autoras do Livro Dificuldades Escolares: A atuação do Psicólogo e do Pedagogo na Abordagem Institucional Escolar.
CRONOGRAMA:

CAMPUS ÁGUAS CLARAS
SEXTAS-FEIRAS: 13/04, 04/05 e 11/05 - 18h10 às 22h30 SÁBADOS: 14/04, 28/04, 05/05 e 12/05 - 8h às 12h20 e 13h30 às 18h30
CAMPUS ASA NORTE
< SEXTA-FEIRA: 27/04 - 9h às 12h
CORPO DOCENTE
Profa. Esp. Carla Silva do Nascimento Pedagoga pela UnB e Psicopedagoga Clínica e Institucional. 23 anos de SEE-DF.Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Atendimento às Pessoas com DPAC do CAS/DF. Especialista na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na área de Surdez e Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). No Atendimento Curricular Especifico, atua no Acompanhamento Educacional Psicopedagógico, especificamente, na reeducação de alunos com diagnóstico de Distúrbio do Processamento Auditivo Central - DPAC. Elabora, organiza materiais e ministra cursos na área de DPAC e Dificuldades de Aprendizagem relacionadas pela EAPE/DF.
Profa. MSc. Margot Latt Marinho Doutoranda pela UnB na Linguística na área de gramática. Formadora de professores no Brasil e no exterior na área de deficiência da linguagem: surdez, dislexia e DPAC.

INFORMAÇÕES: posgraduacao@unieuro.com.br ou 61-34455771 ou 34455786

(Todas as datas anunciadas podem sofrer alterações)

2 comentários:

  1. Gostei muito dos temas!!! Sou professora de Educação Especial e estou aprendendo todos os dias!!! Vou adicionar seu site aos meus favoritos!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo comentário Tereza. volte para outras visitas e muito sucesso em seu trabalho.
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores